Profissionais do Hospital Maria Lucinda participam de palestra sobre segurança do paciente
  • 26 Abr

Profissionais do Hospital Maria Lucinda participam de palestra sobre segurança do paciente

Compartilhe esse artigo

Dentro da programação da campanha Abril pela Segurança do Paciente, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital Maria Lucinda promoveu, na manhã de hoje, dia 26 de abril, no Centro e Estudos da unidade, uma palestra com a temática do mês.
Ministrada pelo especialista em saúde da mulher, coordenador da Câmara Técnica de Gestão em Enfermagem do Coren-PE e Integrante da Comissão Nacional de Certificação da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem, o enfermeiro Richardes Caúla, a palestra reuniu profissionais de saúde de diversos setores, entre eles, a coordenadora de Enfermagem, Jackeline Diniz; a coordenadora e a enfermeira do NQSP, Eleuza Mendes e Ana Cláudia, respectivamente.
Durante a abertura do evento, Jackeline Diniz destacou o compromisso do Maria Lucinda com os seus pacientes. “Temos que dar o melhor para os nossos usuários. O nosso desafio é oferecer um SUS de excelência. Para isso, buscamos melhorar diariamente a qualidade dos serviços ofertados. Esta é mais uma capacitação promovida com o objetivo de melhorar a nossa assistência”, disse.
Na ocasião, Richardes destacou que a segurança do paciente precisa ser priorizada sempre. “Muitos danos poderiam ser evitados se cada profissional fizesse a sua parte. As metas internacionais precisam estar fixadas na mente e colocadas em prática diariamente”, falou.
Na ocasião, ele relembrou alguns casos noticiados pela mídia que provocaram perdas irreparáveis aos pacientes. “A mídia, vez por outra, noticia casos de pacientes que precisaram de uma intervenção cirúrgica e o procedimento foi realizado no membro errado. Imagina se o paciente vai amputar o braço direito e sai do bloco cirúrgico sem o braço esquerdo ou leva uma queda por falta de acompanhamento da equipe de saúde e vai a óbito? Onde ficou a segurança desse paciente?”, questionou.

Ao final, deixou uma mensagem motivadora aos participantes. “Quando todo mundo se ajuda, todos ganham. Faça o seu melhor, independente do outro. Que sejamos esse especialista em segurança do paciente de que o mundo precisa”, finalizou.

Newsletter

Fique por dentro do Maria Lucinda