UPAs Caxangá e Caruaru realizam atividade alusiva ao Janeiro Branco
Compartilhe esse artigo
Com a chegada do ano novo, muitas pessoas fazem planos para realizar sonhos e alcançar metas. No entanto, essas expectativas, muitas vezes, acabam afetando a saúde mental, gerando frustração e até problemas mais sérios, como depressão e ansiedade.
Para ajudar nessas questões, foi criada, em 2014, por psicólogos de Uberlândia-MG, a campanha Janeiro Branco, que reforça a importância dos cuidados com a saúde mental.
A campanha foi tema de duas ações realizadas nas UPAs Caxangá e Caruaru. Na primeira unidade, a programação contou com uma ação educativa promovida pelo Serviço Social e direcionada aos funcionários. Na ocasião, os assistentes sociais conversaram sobre os cuidados com a saúde, principalmente a saúde mental, e distribuíram fôlderes informativos com dicas de como manter a saúde mental equilibrada.
"Mesmo envolvidos nas suas atividades diárias, houve uma boa participação dos colaboradores", explica a assistente social, Swany Ramos, que ficou à frente da atividade.
Já na UPA Caruaru, a ação que teve como tema Sua saúde mental importa foi realizada no dia 10 de janeiro, também sob a coordenação do Serviço Social. Durante a programação, que contou com a participação de profissionais parceiros da Secretaria Municipal de Saúde (Coordenação da Atenção Básica/CAPS Transtorno), entre eles, psicólogos e educador físico, os usuários e seus acompanhantes assistiram a uma palestra sobre a importância de cuidar da saúde mental, enfatizando quando se deve procurar ajuda e onde encontrar suporte especializado. A ação também contou com sessões de auriculoterapia, e o educador físico realizou um momento de ginástica laboral e relaxamento. Além disso, a nutricionista da unidade, Suany Carvalho, ministrou uma palestra sobre alimentação saudável e apresentou alguns alimentos aliados da saúde mental.