UPA Paulista oferece serviço de urgência oftalmológica
Compartilhe esse artigo
A partir das 13h de hoje, dia 9 de janeiro, a Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Pinho Alves, que fica localizada no bairro de Jardim Paulista Baixo, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, passará a ofertar atendimentos oftalmológicos de urgência.
De acordo com a Diretora-Geral da UPA, Milena Figueira, o serviço vai funcionar 24h, todos os dias da semana, para receber pacientes com quadro de inflamação, como conjuntivite, traumas (contusão ou perfurocortante), lesões agudas e infecções, acidentes com químicos e corpo estranho no olho.
O serviço conta com dois médicos oftalmologistas (um no plantão diurno e outro no noturno) e a expectativa é realizar 100 atendimentos diários, uma média de 3 mil por mês.
“Assim como nas demais áreas, a prioridade do atendimento é de acordo com a classificação de risco do paciente, sendo os casos mais graves atendidos prioritariamente”, afirmou a gestora, destacando, ainda, que procedimentos como cirurgias de cataratas e exames de vista para óculos não são casos de urgência e emergência e devem ser atendidos ou encaminhados nos postos de saúde da atenção básica.
UPA PAULISTA – Administrada pela Fundação Manoel da Silva Almeida/Hospital Maria Lucinda e inaugurada em 27 de janeiro de 2010, a UPA Paulista funciona 24 horas por dia, com profissionais de plantão nas especialidades de Clínica médica e Pediatria, além da Odontologia. A unidade atende uma média de 300 pacientes por dia, com resolutividade de 95% dos casos. A estrutura conta com sete consultórios, área de acolhimento com classificação de risco, 19 leitos de observação (quatro destinados à estabilização de casos graves) e sala de raio-x, sutura e medicação.