
Projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’ discute tendências em alimentos funcionais e suplementação
Compartilhe esse artigo
Em mais uma ação voltada para o bem-estar dos colaboradores, o projeto “Cuidar de Quem Cuida”, organizado pela Comissão de Humanização do Hospital Maria Lucinda, promoveu um bate-papo sobre longevidade e vida saudável.
O evento, realizado no Auditório Ariano Suassuna, foi coordenado por Amanda Vasconcelos, assistente social e presidente da comissão, e Jaqueline Pereira, ouvidora e vice-presidente. A discussão abordou tendências em alimentos funcionais e suplementação, sendo conduzida pelos especialistas em nutrição do hospital, Edlanne Firmino, com ênfase em nutrição clínica e esportiva, e Rafael Macena, especialista em nutrição funcional e fitoterápicos.
Amanda Vasconcelos comentou sobre a escolha do tema: “Na implantação do projeto, em julho, realizamos uma pesquisa com os colaboradores para identificar os temas que os colaboradores desejavam ver abordados nos encontros mensais. A ideia é discutir assuntos de interesse de todos e que proporcionem uma maior qualidade de vida.”
Entre os tópicos explorados, destacaram-se as aplicabilidades do whey protein, da creatina e exemplos de alimentos com propriedades benéficas à saúde.
“São alimentos funcionais ou ingredientes que, além das funções nutricionais, proporcionam benefícios à saúde, como a prevenção de doenças crônicas, degenerativas, incluindo diabetes, problemas cardiovasculares e câncer”, destacou Rafael Macena.
Edlanne Firmino acrescentou um alerta sobre a suplementação de cafeína: “É importante ter cautela, especialmente para pessoas com enxaqueca crônica, ansiedade, distúrbios gastrointestinais ou problemas cardíacos”.