
Jesus Cristo está vivo! Aleluia!
Compartilhe esse artigo
Páscoa é vida nova em Cristo. É se permitir renascer na vida da graça ser uma nova criatura no Amor, feito Homem, e se entregar a si mesmo para que vivamos sua vida.
“Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no Seu amor.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. ” (Jo 9, 12)
Lendo essa passagem, percebe-se que Jesus revelou-Se como a videira verdadeira, cujo agricultor é o Pai e cujos ramos somos nós. Deste modo,
estamos enxertados no Cristo morto e ressuscitado; somos ramos Seus, vivendo da Sua seiva, que é o Espírito Santo, “Senhor que dá a Vida”, Espírito de amor derramado em nossos corações. Porque temos o Espírito do Cristo, vivemos do Cristo e, no Espírito, o próprio Cristo Jesus habita em nós e nos vivifica. Recordando essas coisas, podemos compreender o que o Senhor nos fala. Vejamos: “Como o Pai me amou, assim também Eu vos amei. Permanecei no Meu amor”. De que amor o Senhor nos fala aqui? De um sentimento, de um afeto, de uma simpatia, de uma amizade? Não! De que amor? O amor de que fala Jesus é o amor-caridade, o amor de Deus, o amor que é fruto da presença do Espírito Santo. Desde a eternidade, o Santo Espírito é o laço, o vínculo de amor que une o Pai e o Filho numa única e indissolúvel Divindade.
Na Sua vida humana, Jesus foi sempre amado pelo Pai no Santo Espírito. Basta recordar quando o Pai derrama sobre Ele o Espírito, no Jordão, exclamando: “Este é o Meu Filho amado, em Quem Eu Me comprazo” (Mt 3,17). Eis: o Pai declara o Seu infinito amor pelo Filho, derramando sobre Ele, feito homem, o Seu Espírito de amor. Jesus é o Filho amado porque Nele repousa o Amor-Deus Espírito Santo! Pois bem, escutemos: “Como o Pai Me amou no Espírito, Eu também vos amei! Dei-vos o Meu Espírito de Amor, que agora habita em vós! Permanecei no Meu Amor, isto é, deixai-vos guiar pelo Meu Espírito, vivei no Meu Espírito!” Vede, irmãos, como agora tudo tem sentido, como as palavras de Jesus são profundas! Vede como tudo isso é verdadeiro! Escutai ainda uma palavra da Escritura: “Nisto reconhecemos que permanecemos Nele e Ele em nós: Ele nos deu o Seu Espírito! ” (1Jo 4,13). E qual é o sinal que temos e vivemos no Espírito? Que frutos esse Espírito de Amor, permanecendo em nós, nos dá? O primeiro é cumprir os mandamentos: “Se guardardes os Meus mandamentos, é porque permanecereis no Meu amor”. É experimentando o amor de Jesus, vivendo na doçura do Seu Espírito, que podemos compreender a sabedoria dos preceitos do Evangelho e teremos a força e a doçura para cumpri-los. Como o mundo não conhece nem tem o Espírito Santo de amor, não pode compreender nem gostar dos preceitos do Senhor! Deixemo-nos conduzir pelo espírito de Jesus Cristo.
Uma abençoada Páscoa para todos!
Ir. Valdirene Maria da Silva