
Com quase dois milhões de atendimentos, UPA Paulista celebra 15 anos
Compartilhe esse artigo
Para marcar a data, a partir das 14h, haverá um momento religioso, ato musical e o tradicional corte do bolo
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo Pinho Alves, no bairro de Jardim Paulista, na Região Metropolitana do Recife, celebra no dia 27 de janeiro, 15 anos de cuidados em saúde e assistência à população. Ao longo deste período, a unidade já promoveu quase dois milhões de atendimentos de urgência e emergência. E, para marcar a data, houve um momento religioso, ato musical e o tradicional corte do bolo. Desde 2022, o local está sob administração da Fundação Manoel da Silva Almeida (FMSA) / Hospital Maria Lucinda e faz parte da rede estadual de saúde do Governo de Pernambuco com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).
A programação montada para comemorar o aniversário da unidade aconteceu na área externa, e foi aberta ao público. O momento contaou com uma uma benção especial com o Padre Tiaraju, seguido pela apresentação do Coral Coro Raboni e do tradicional corte do bolo.
"Celebrar os 15 anos desta unidade de saúde é reconhecer uma trajetória de quase dois milhões de atendimentos marcados por dedicação e acolhimento à população. Essa conquista só é possível graças ao empenho diário de toda a equipe e à parceria com a Fundação Manoel da Silva Almeida e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, que fortalecem nossos serviços. Seguimos comprometidos em oferecer uma assistência de qualidade, 24 horas por dia, impactando positivamente a saúde da comunidade", destaca o diretor geral da UPA, Lucas Venâncio.
A UPA Paulista, como é popularmente conhecida, oferece serviços de urgência nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria e Odontologia. Em 2023, a unidade também passou a ofertar atendimento oftalmológico para quadros sem gravidade, como de inflamação, conjuntivite, traumas (contusão ou perfuro cortante), lesões agudas e infecções, acidentes com químicos e corpo estranho no olho.
Com atendimentos 24h, a equipe de profissionais é formada por 15 médicos, que rodam em esquema de plantão: sendo oito na Clínica Médica, quatro na Pediatria e três na Oftalmologia. Na Odontologia, a escala é composta por um profissional durante 12h do turno diurno, das 7h às 19h. A assistência de urgência é amparada por 19 leitos de observação, dos quais quatro são para pacientes críticos (sala vermelha), quatro para observação pediátrica (sala de observação pediátrica), dez para observação adulto (sala amarela) e mais um leito no quarto individual de curta duração.
FUNDAÇÃO MANOEL DA SILVA ALMEIDA (FMSA) / HOSPITAL MARIA LUCINDA - Com mais de 90 anos de atuação cumprindo a missão de oferecer saúde e bem-estar em Pernambuco, a Fundação gerencia sete UPAs (Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Caxangá, Engenho Velho, Paulista, Torrões, Nova Descoberta), além do Hospital Regional de Palmares e Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata.