UPAS administradas pela Fundação Manoel de Almeida /Hospital Maria Lucinda realizam ação em comemoração à Semana da Segurança do Paciente
  • 02 Mai

UPAS administradas pela Fundação Manoel de Almeida /Hospital Maria Lucinda realizam ação em comemoração à Semana da Segurança do Paciente

Compartilhe esse artigo

A segurança do paciente é a palavra de ordem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administradas pela Fundação Manoel da Silva Almeida / Hospital Maria Lucinda. Aproveitando o Dia Nacional da Segurança do Paciente, cuja data é comemorada no dia 1º de abril, as UPAs Caxangá, Engenho Velho, Cabo, Paulista, Nova Descoberta, Caruaru e Torrões prepararam uma programação especial alusiva à data. Confira abaixo:

UPA Caxangá: ações ocorreram entre os dias 1º e 7 de abril, e contaram com distribuição de panfletos informativos para os profissionais de saúde, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da adoção de práticas seguras.

-UPA Paulista: as atividades foram realizadas nos dias 1º, 4, 12 e 13. A programação foi composta por palestra sobre o Uso indiscriminado de Medicamentos, além de orientação e apresentação dos medicamentos de alta vigilância, entre outras ações direcionadas para profissionais e usuários.

UPA Cabo de Santo Agostinho: no dia 7 de abril, membros do Núcleo de Segurança do Paciente, da Farmácia e do Serviço Social deram orientações quanto ao uso seguro de medicamentos para profissionais, usuários e acompanhantes.

UPA Nova Descoberta: pacientes e acompanhantes receberam panfletos e orientações sobre medicamento seguro e autocuidado. Já os profissionais de saúde da unidade assistiram à palestra Gerenciamento de Medicamentos de Alta Vigilância e Boas Práticas de Armazenamento e receberam orientações sobre uso seguro de antibióticos, prescrição segura e alergia medicamentosa.

UPA Caruaru: no dia 1º de abril, houve distribuição de laços e fôlder, apresentação do Núcleo de Segurança do Paciente e distribuição de caixas divisórias para medicação, confeccionadas pelo serviço de Enfermagem. Já no período de 4 a 6, foram realizadas palestras direcionadas aos profissionais de saúde. Controle e armazenamento de medicações; Prevenção e controle de eventos adversos em serviços de saúde, com ênfase nas medicações não identificadas; e Uso racional de antibiótico na rede UPA foram os temas abordados.

UPA Torrões: a programação foi composta por rodas de conversa, teatro, distribuição de fôlderes, brindes e palestras sobre medicação segura, armazenamento, validade e importância de seguir a prescrição médica; automedicação e resistência a antibiótico; autocuidado e demandas pertinentes ao atendimento em unidades de emergência. Os profissionais da UPA também participaram de rodas de conversas e dinâmica, receberam brindes e assistiram às palestras sobre Os nove acertos da medicação segura e prescrição segura.

UPA Engenho Velho: nos dias 19 e 20, os profissionais assistiram à palestra sobre as Seis Metas de Segurança do Paciente com Foco na Meta 1.

 

Newsletter

Fique por dentro do Maria Lucinda